Brumas de Sintra

Ponto de encontro entre a fantasia e a realidade. Alinhar de pensamentos e evocação de factos que povoam a imaginação ou a memória. Divagações nos momentos calmos e silenciosos que ajudam à concentração, no balanço dos dias que se partilham através da janela que, entretanto, se abriu para a lonjura das grandes distâncias. Sem fronteiras, nem limites

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

O meu nome é Maria Elvira Bento. Gosto de olhar para o meu computador e reconhecer nele um excelente ouvinte. Simultaneamente, fidelíssimo, capaz de guardar o meu espólio e transportá-lo, seja para onde for, sempre que solicitado. http://brumasdesintra.blogspot.com e brumasdesintra.wordpress.com

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A AERÓBICA DOS NEURÓNIOS


Basta olhar para as capas das revistas que diária ou semanalmente alegram e diversificam os escaparates, para nos apercebermos que a beleza, a elegância, os cuidados, tanto no mundo feminino como no masculino, são uma constante. Procuram-se sucessivos avanços, novos produtos, técnicas inovadoras capazes de fazer milagres para que a mulher (o homem) agarre cada vez mais a energia e o desejo de vencer ou enfrentar o tempo sem grandes agressões. Há o desejo colectivo de se estar bem. Cada vez melhor.


Meses antes do Verão, tempo de chamamento da praia, de exposição do corpo ao Sol e aos outros, aviva-se o culto da elegância. Os ginásios (cada vez mais caros) enchem-se. Começam as dietas, as caminhadas, a limpeza da mente. Procura-se adoçar o coração e enfrentar a vida, os dias, com um sorriso nos lábios. Dispostas a enfrentar todas as barreiras as candidatas (os) do bem-estar, da elegância, começam por exercitar todo o corpo, desde os dedos dos pés às massagens capilares. Mas neste conjuntos de boas decisões falta algo que deve ser praticado todo o ano. Não que seja uma acto de procura de beleza mas, sim, procura de saúde. Não há beleza sem saúde, por muito que transpire, que faça yoga, Pilates, natação, todo o leque de possibilidades que podem fazê-la esbelta, escultural e linda, segundo os ditames (ditatoriais) dos actuais padrões de beleza.


Todavia, o cérebro, a sua jóia da coroa, também precisa de ser exercitado diariamente. Para ser mais ágil mentalmente; portanto, mais sábia e mais saudável. Além disso, é um forte aliado na luta contra a doença de Alzheimer, ajudando-a a preparar-se para uma boa vida cerebral. A Neurociência revela que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão das suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin, revelam que Neuróbica, a aeróbica dos neurónios, é uma nova forma de exercício projectada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de actividades dos neurónios. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro.


Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios cerebrais que fazem as pessoas pensarem somente no que estão a fazer, concentrando-se na tarefa. O desafio da Neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:




* Use o relógio de pulso no braço direito

* Escove os dentes com a mão contrária da de costume

*Ande pela casa de trás para frente ( na China é habitual ver-se nos parques grupos de pessoas treinando)

* Vista-se de olhos fechados

* Estimule o paladar, coma coisas diferentes

*Veja fotos de cabeça para baixo

*Veja as horas num espelho

*Faça um novo caminho ao ir para o trabalho.



A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma coisa diferente com o seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar! Que tal começar a praticar agora, trocando o rato de lado? Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o rato com a mão esquerda?


Foi o que fiz, seguindo a ideia que caiu no meu computador mas, confesso, não foi mesmo nada fácil. Vou continuar, prometo





O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.
(Charles Chaplin )



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial