Brumas de Sintra

Ponto de encontro entre a fantasia e a realidade. Alinhar de pensamentos e evocação de factos que povoam a imaginação ou a memória. Divagações nos momentos calmos e silenciosos que ajudam à concentração, no balanço dos dias que se partilham através da janela que, entretanto, se abriu para a lonjura das grandes distâncias. Sem fronteiras, nem limites

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

O meu nome é Maria Elvira Bento. Gosto de olhar para o meu computador e reconhecer nele um excelente ouvinte. Simultaneamente, fidelíssimo, capaz de guardar o meu espólio e transportá-lo, seja para onde for, sempre que solicitado. http://brumasdesintra.blogspot.com e brumasdesintra.wordpress.com

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NEVOEIRO É FUMO, MISTÉRIO, IMAGINAÇÃO, CONVITE...


O dia de hoje voltou a vestir o manto denso de nevoeiro e desfilou serpenteando pelos recantos de uma Sintra fria e húmida que recebeu no regaço um Inverno agreste que traz do Universo a missão acinzentada de congelar, ondular, em cada passo que se dê quando se entra no portal invisível e se atravessa o que não se vê. As nuvens desmaiaram, juntas, caíram na Terra e formaram camadas tão coesas, tão densas, que ultrapassá-las é, podia ser, um feito que pode oscilar entre o romantismo, a aventura, a procura, o deslumbramento, o receio. Não apetece abraçar o nevoeiro, mas apetece entrar nele de mãos caídas, levando connosco a dúvida que aumenta a adrenalina. Por que nevoeiro é fumo, local de deuses, mistério, imaginação, convite. É véu diáfano que roça no rosto, mas não agarra. Promete, subtilmente.


É, apenas, o tempo nostálgico, belo mas deprimente, dos ventos uivantes, da chuva, por vezes impiedosa e outras, companhia agradável nas noites de veludo (macias) que nos acompanha quando deitadas escutamos (embevecidas) a cadência das gotas no contacto com as folhas das árvores que nos embala no sono dos humanos tranquilos. Mas, nem chuva, nem vento, nem trovoada, nem frio, conseguem a maciez deslumbrante do imenso manto de nevoeiro que nos cerca, envolve, prende, sem asfixiar. Nele vêm coladas muitas dos milhões de estrelas que, sensualmente, nos podem fazer desfalecer em estado de paixão. É que destes encontros entre os poderes da Natureza, onde o vento negoceia com a luz e esta com o vento e, por seu lado, este com a chuva, o resultado é sempre poderoso.




Dei-te a solidão do dia inteiro.
Na praia deserta, brincando com a areia,
No silêncio que quebrava a maré cheia
A gritar o seu eterno insulto,
Longamente esperei que o teu vulto
Rompesse o nevoeiro
(Sophia de Mello Breyner Andresen)

9 Comentários:

Blogger **Viver a Alma** disse...

Salvé amiga:

Deixo os meus votos para 2010:

Que SEJA FELIZ!
e desejo ainda...TEMPO!

Mesmo que faça calor;
mesmo que esteja doente;
mesmo que não tenha dinheiro;
mesmo que alguém tenha dito mal de si ou cometido alguma acção negativa pela qual se sintas agredida/ofendida;
mesmo que não sinta o amor da/s pessoa/s que ama, ou de quem é amiga;
mesmo que não lhe dêem o devido valor....
SEJA FELIZ CONSIGO!
A quantidade de vida que falta ainda, e a que passou, resume-se em experiências pelas quais deve/teve de passar para poder CRESCER!...
Ou seja: para SER ALGUÉM quando então for já GRANDE!....- mais ainda!... - pois nunca somos o bastante!
E...
desejo-lhe TEMPO!!
para curar tudo o que falta sarar;
para entender o que hoje ainda lhe escapa;
para valorizar mais o que tem e QUEM É!
Desejo-lhe TEMPO para aproveitar melhor "o tempo" que Deus lhe deu, e
para se ALEGRAR NA LUZ E SER FELIZ!

Sempre...
Mariz

30 de dezembro de 2009 às 04:35  
Blogger MEB disse...

Mariz

Nunca recebi nada tão bonito, tão certeiro e tão revelador. Obrigada, Mariz. Eu não sei dizer-lhe palavas tão esclarecedores, tão tocantes mas, do melhor que há em mim (na minha dimensão humana) desejo-lhe um 2010 inspirador, revelador,concretizador. Obrigada pelo que me tem ensinado. Um abraço. Bom ano

30 de dezembro de 2009 às 18:54  
Blogger Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá querida MElvira,

A Mariz é realmente única, tem um dom muito especial.
Desde que a conheço eu mudei...para muito melhor.
O mais incrível é que ela surgiu na minha vida num momento muito difícil para mim e graças a esta amiga do peito, mesmo de lá de dentro, eu superei tudo num ápice. Inacreditável, não é???

Já nem me lembro o que dizia o texto, desculpe, mas eu voltarei para por a leitura excelente da minha querida amiga em dia.

Um Ano 2010 MUITO FELIZ, COM MUITA LUZ, MUITA SAÚDE E AMOR.
Que possamos estreitar as nossas relações e reforçar a nossa amizade.

Beijinhos

30 de dezembro de 2009 às 23:17  
Blogger **Viver a Alma** disse...

Deixo a minha gratidão pela honra que atribuiu á parte Divina de mim...de nós!.
Tanto assim que espero goste deste prsente que confirma o que referi.

Não virei muitas vezes mais aqui á blogosfera, até porque fecho os comentários a seguir ao post que publiquei recentemente. Só os abrirei e novo em momentos significativos...
Se pretender comunicar tem sempre o meu mail na faixa da direita.

Bem haja e...
Lembre-se sempre que:
I am...you!

Sempre....
Mariz

31 de dezembro de 2009 às 05:53  
Blogger MEB disse...

Querida Amiga

Obrigada por ter aparecido no meu blogue e lhe ter encontrado alguma coisa de bom. E, ter continuado. E, ter espalhado pelos amigos que eu precisava de leitores. E, preocupar-se comigo. Sensibiliou-me, acredite.

Quanto a Mariz, pertence à classe de Anjos que andam já Terra para tentarem salvar a Humanidade ainda não corrompida. Ela, é, sem dúvida. um ser iluminado e, como no Universo nada acontece por acaso, fica-me a esperança de que por ela ter detectado o meu blogue, talve eu seja uma das possíveis recuperadas.

Amiga, desejo-lhe o melhor que humanamente se pode desejar a alguém no encontro com um Ano Novo. Que ele nos lembre a nós póprias de nos darmos a possibilidade de sermos felizes.

FELIZ 2010. Para si e para os seus. Beijinhos

31 de dezembro de 2009 às 14:38  
Blogger MEB disse...

Mariz

Depois de ler o seu post invadiu-me uma espécie de tristeza porque, erradamente ou não, senti-a vacilante na sua dimensão humana (a tal que encerra em si o Divino..."Fazei tudo o que eu faço: curai, ensinai, amai...). Espero que continue no bloge, embora encerre os comentários, mas continue.

"Segue o teu coração em qualquer circunstância. E, mesmo que o rumo que ele aponte seja incompreensível, ainda assim segue. Ele sabe a linguagem da Alma, que tudo sabe"

Feliz 2010.

31 de dezembro de 2009 às 14:49  
Blogger **Viver a Alma** disse...

Meb:

Ainda não estou a dormir. PAssei no meu páteo a meia noite - 7 minutos antes já estava agasalhada e de botas calçadas nao fosse chover!A noite iluminou-se e eu via claramente a lua, e cada estrela...o vento amainou e eu cantei para o meu Senhor o Glória e pedi aos Anjos e a todo o firmamento que cantassem também!
Estava tão feliz!
Só agradecia....
peguei nos meus 2 caezinhos ao cólo, elevei-os ao Alto num acto de quem pede protecção para nós 3! Agradeci á terra, deitei-me nela e dei-lhe beijos, e pedi perdão por tudo o que lhe fazem!
As lágrimas caíam-me de alegria e dor por tudo o que se vive, vê, ouve em relação ao nosso Planeta!E sobretudo pelo que fazem ao seu Creador!
Gritei expressões de afirmação de como a humanidade deveria posicionar-se vivenciando o divino em si.Aeplei aos Anjos para que desertassem a maioria porque ninguem entende nada! Pedi ao Planeta coragem e força para vencer as dificuldades.
Pedi pelas almas sem Luz...
Pedi pela família que me chega...universalmente, em qualquer canto e com quem falo, escrevo....e ouço!
Enquanto o fogo artifício se via por entre as árvores, a minha expressão de alegria era ao mesmo temo de comoção e exortação...mal conseguia proferir o que me ia na alma, porque me engasgava, enquanto as molhavam lágrimas molhavam o meu rosto...foi lindo!

Já li o que a Ná diss...
Eu já a corrigi, q eu não ajudo ninguém..o meu Ser é que toca as pessoas e o que eu lhepossa dizer é tão só aquilo que as não ouviram de dentro de si porque estavam mais fragilizadas e pereram um pouco o control de si!. Nada mais. Qualquer pessoa faz o mesmo!
Ela também vem em meu auxílio quando preciso...sem eu saber até...manda mensageiros!
Eu não faço nada! Juro!
Eu, sou A Ná!
Eu sou a Elvira!
Fiquem absolutamente convencidas disso...Se se ouvissem mais no silêncio não necessitavam de ouvir outros...mas eu também sou assim!
Onde é que está a diferença?
Nem sempre me ouço!

Não façam de mim, o que eu não sou!
Elvira
Não entendi que sentiu ao ler o meu post!
Eu apenas fechei os comentários, porque há pessoas que vão lá e muito fracamente, só por cordialidade vou ler os posts delas...mas não me dizem nada...e passo tempo infinitos na blogosfera o que já me cria mau estar....
só por isso! E depois ainda reparo no texto com gralhas...porque .o meu teclado falha e perco um pouco a paciência!
Não me apetece mais!
De quando e vez, eu venho visitar as pessoas...mas assim sinto-me mais liberta, entende?

Não sou Anjo nenhum! Isso até é sacrilégio!
Não sei para o que vim...mas se quis nascer nesta época....de final dos tempos...por alguma coisa foi!
A minha alma saberá conduzir-me ao tempo certo, ao local certo,ás pessoas certas...eu estou sempre bem...
Entreguei-me de corpo e alma, sim!
Afirmo com toda a convicção sem religiosidades patéticas, sem doutrinas que não ensinam nada...bem pelo contrário.
Sou eu e o Alto. - SÓ!
Nada do que a matéria me traga me provoca mais felicidade, do que o estado que venho vivendo..os problemas que surgem, por vezes reajo emotivamente e posso andar uns dias mal, mas depressa me recomponho e apago isso da minha mente!
Portanto o que é que eu quero mais?
Sou feliz!!!!
MAs é que sou mesmo!!!
porque me sinto protegida....
e por muitas pessoas que tenha que me queiram bem, ninguém me protege mais do que o céu..e ninguém sabe o que é melhor para mim...do que o céu...tanto assim, que mal ainda sei o que me possa fazer falta, vem alguém e dá-me o que for....
só mais adiante constacto que ia precisar daquilo mesmo!
E conforme há este tipo de coisas... há mais!
Eu digo que é a magia Divina!
Faz sair coelhinhos da cartola....visivelmente!
Agora como é que LÀ sabem do que nos falz falta ...isso já não sei!
A MAGIA não se explica!...
É como a intuiçao, a percepção!

Abraço e próspero Ano nas atenções em SI!

Sempre...
Mariz

1 de janeiro de 2010 às 05:33  
Blogger MEB disse...

Mariz

Lê-la é um prazer que deve ser repetido e saboreado, palavra por palavra. Não é na primeira leitura das suas palavras que se apanha a essência do todo. Pelo que já li a Mariz transmite pedaços de Vida, numa vida feita de Luz.
Um abraço amigo

2 de janeiro de 2010 às 02:16  
Blogger **Viver a Alma** disse...

ERRATA

"Pedi aos ANJOS que DESPERTASSEM a humanidade!"
Ao carregar no tabulador, as letras falham! E não reli....não tive tempo porque fui escrever a outras mais.
Sempre que escrevo mais rápido, - e com os dedos todos - porque o meu interior debita-me ás torrentes e eu não consigo apanhar tudo..devia haver um gravador para cada comentário...era bem mais simples.

Abraço meu e olhe por SI!

Sempre...
Mariz

4 de janeiro de 2010 às 03:33  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial