Brumas de Sintra

Ponto de encontro entre a fantasia e a realidade. Alinhar de pensamentos e evocação de factos que povoam a imaginação ou a memória. Divagações nos momentos calmos e silenciosos que ajudam à concentração, no balanço dos dias que se partilham através da janela que, entretanto, se abriu para a lonjura das grandes distâncias. Sem fronteiras, nem limites

A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal

O meu nome é Maria Elvira Bento. Gosto de olhar para o meu computador e reconhecer nele um excelente ouvinte. Simultaneamente, fidelíssimo, capaz de guardar o meu espólio e transportá-lo, seja para onde for, sempre que solicitado. http://brumasdesintra.blogspot.com e brumasdesintra.wordpress.com

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SABOREAR OS VEGETAIS LENTAMENTE


As Universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida.


Um copo de sumo de laranja por dia - Aumenta o Ferro e repõe a vitamina. Salpicar canela no café - Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral - O pão integral tem quatro vezes mais fibra, três vezes mais zinco e quase duas vezes mais ferro que tem o pão branco. Mastigar os vegetais por mais tempo - Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos no corpo. Mastigar, produz sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm. Adoptar a regra dos 80% - Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco da diabetes e ataques de coração. Laranja, o futuro está na laranja - Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão. Fazer refeições coloridas como o arco-íris - Comer diariamente, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo,verde, roxo e branco em frutas e vegetais. Cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais. Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate - Escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, o antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.


Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente - As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas. Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a memória - Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. A sua mente agradece e os seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto. Usar fio dental e não mastigar chicletes - Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que têm esse hábito têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua vida biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo. Rir- Uma boa gargalhada é um mini-workout, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a dez minutos de corrida. Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos. Não descascar com antecipação - Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados no momento em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro. Sumos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados. Ligar para seus parentes/pais de vez em quando - O estudo de Harvard concluiu que 91%das pessoas que não mantém um laço afectivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas. Desfrutar de uma chávena de chá - O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas de Israel também concluíram que beber chá aumenta a recuperação depois de ataques do coração.


Ter um animal de estimação - As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem-na sentir-se optimista, serena e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado. Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche - Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; outras vantagens são conseguidas através de verduras frescas. Reorganizar o frigorifico - As verduras em qualquer lugar do frigorifico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar a área reservada ou guardar num tape ware escuro e bem fechado. Comer como um passarinho - A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. Comer nozes entre as refeições reduz o risco da diabetes. Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: (pesquisa da Universidade de Berkeley) a banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia a azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de enfarte, e tantas outras coisas mais. E, por último, pequenas ideias para alongar a vida: - comer chocolate negro, duas barras por semana estendem um ano à sua vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio. Pensar positivamente - pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, apanham gripes e resfriados mais facilmente. São menos queridas e mais amargas. Ser sociável - Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família. Conhecer-se a si mesmo - Os verdadeiros crentes e aqueles que defendem o ser sobre o ter têm 35% de probabilidades de viver mais tempo e de ter uma melhor qualidade de vida. (recebido por e-mail)

*

Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável. Crie bons hábitos.
(Séneca)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial