Brumas de Sintra

Ponto de encontro entre a fantasia e a realidade. Alinhar de pensamentos e evocação de factos que povoam a imaginação ou a memória. Divagações nos momentos calmos e silenciosos que ajudam à concentração, no balanço dos dias que se partilham através da janela que, entretanto, se abriu para a lonjura das grandes distâncias. Sem fronteiras, nem limites

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

O meu nome é Maria Elvira Bento. Gosto de olhar para o meu computador e reconhecer nele um excelente ouvinte. Simultaneamente, fidelíssimo, capaz de guardar o meu espólio e transportá-lo, seja para onde for, sempre que solicitado. http://brumasdesintra.blogspot.com e brumasdesintra.wordpress.com

segunda-feira, 9 de junho de 2008

MULHERAÇA É...


Peça a um homem para descrever uma Mulheraça. Ele, imediatamente, irá falar do tamanho dos seios, na medida da cintura, no volume dos lábios, na forma das pernas e na cor dos olhos. Ou vai dizer que Mulheraça tem de ser loira. Longilínea. Ter 1,70m. Com silicone, estrategicamente bem colocado em pontos-chave, e ter um bonito sorriso.


Mulheraças, dentro desse conceito não existem muitas. Mas existem, claro. Lembremos Vera Fisher, Malu Mader, Lumas e Brunas (lindíssimas). Agora, pergunte a uma mulher o que é que ela considera uma Mulheraça e, aí, vai descobrir que há uma em cada esquina.


Mulheraça é aquela que apanha dois autocarros para ir para o trabalho e mais dois para voltar e, quando chegar a casa, encontra um tanque cheio de roupa para lavar e uma família cheia de fome. Mulheraça é aquela que vai de madrugada para as filas para garantir a matrícula do filho na escola e aquela aposentada que passa horas de pé, na fila do banco, para levantar uma pensão de 200 Euros. Mulheraça é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta-feira e uma família todos os dias da semana.


Mulheraça é quem volta do supermercado segurando vários sacos, depois de ter procurado os preços mais baixos e feito malabarismo com o orçamento. Mulheraça é aquela que se depila, usa cremes, que se maquilha, que faz dietas, que faz malha, que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e perfuma-se, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista. Mulheraça é aquela que leva os filhos à natação, vai buscar os filhos à natação, leva os filhos para a cama, deita-os, conta-lhes histórias, dá-lhes um beijo e apaga (serenamente) a luz.


Mulheraça é aquela mãe de adolescente que não dorme, enquanto ele não chega. É que, de manhã bem cedo, já está a aquecer o pequeno-almoço para a família. Mulheraça é quem lecciona a troco de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem apanha uvas, é quem opera pacientes, salva vidas, é quem lava roupa para fora, é quem põe a mesa, prepara as refeições e trabalha atrás de um balcão.


Mulheraça é quem cria os filhos sozinha, é quem trabalha oito horas por dia e enfrenta a menopausa. Mulheraça é quem arruma os armários, coloca flores nas jarras, fecha as cortinas para o Sol não manchar roupas e móveis, mantém o frigorífico limpo e cheio e os cinzeiros vazios. Mulheraça é quem sabe onde está cada coisa, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para a azia. Lumas, Brumas, Carlas: mulheres nota 10, no conceito linda de morrer mas, Mulheraça, é mesmo quem mata um leão em cada dia...


Este texto, cujo autor não é conhecido, foi-me enviado por uma grande amiga. Achei que no seu todo encerra um significado rico em sensibilidade e, subtilmente, aponta contrastes e alerta para situações que, muitas vezes, podem passar despercebidas ou mesmo desvalorizadas, pelo mecanismo rotineiro com que acontecem. Em todos os cantos do Globo, desde que o mundo é mundo....


Tércio Pontes, penso que um companheiro da Net, no Brasil, soube aliar muito bem este texto a uma balada lindíssima e desejou espalhar a mensagem pelo maior número possível de visitantes. Por isso, terminou assim: passa a todas as tuas amigas que consideres uma Mulheraça. E aos amigos para que fique claro quanto é importante que seja dado o devido valor às mães, esposas, irmãs, filhos, amigos... Tércio, espero ter ajudado, pelo menos, a conquistar um leitor (a).




A vida é como um balão: quando nos deparamos com ventos fortes a solução não é lutar contra eles, mas procurar novas atitudes, novos ventos que levem na direção certa.

(Bertrand Piccard - balonista suíço que deu a volta ao mundo, sem escalas, num balão.)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial