PORTUGAL - O ROSTO DA EUROPA!
Faço rodar, lentamente, o colorido, enorme, lindo e iluminado Globo Terrestre, colocado num lugar de destaque no meu canto preferido da sala, o que me deixa na ponta dos dedos os países e os mares a passarem no ritmo que desejo. É um gesto que me é habitual porque olhar os Continentes, os Oceanos, verificar, atentamente, as fronteiras, recapitular as capitais, recordar a História de cada conflito em terra ou no mar, é um ritual entusiasmante. Sempre que o faço, aprendo. Gostava de dominar com segurança e saber o todo do nosso Mundo mas, confesso, a tarefa para ser perfeita, é difícil. Aliciante e morosa.
Fixo-me no espaço da nossa Europa (segundo a mitologia grega, foi uma mulher linda que despertou a paixão de Zeus, deus-rei do Olimpo) e fico a olhá-la, a ver, a recordar, a interrogar-me sobre os terríveis tempos de devastação que a atingiram, os milhares e milhares de mortos, feridos, traumatizados para sempre que deambularam, durante anos, pelos caminhos da miséria e do desespero (é importante lembrar o quanto devemos aos americanos, pela valiosa e oportuna ajuda). As batalhas foram mortíferas mas o reerguer foi heróico. Exemplar. Dos destroços das cidades em pó, brigadas de trabalhadores, ajudados na retaguarda pelas mulheres europeias que foram sublimes, fizeram nascer verdadeiras maravilhas que ainda hoje perduram.
Como se sabe a Europa é o continente que teve mais influência na História do Mundo (descobertas, conquistas, colonizações, movimentos e revoluções, guerras mundiais), apesar de ser o segundo menor do mundo, depois da Oceânia. Tem uma extensão de 10.530.751 Km2. Todavia, a economia da Europa é a maior do mundo com um PIB estimado em 13,82 triliões de euros. A União Europeia tem muitas facetas, sendo as mais importantes o mercado único europeu (uma união aduaneira), uma moeda única (o euro) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns. Desenvolve, ainda, várias iniciativas para a coordenação das actividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.Há características que gosto de relembrar e, para isso, recorro frequentemente a base de dados (Wikipédia) que me fazem ficar mais conhecedora. Nunca consegui memorizar a 100% as capitais, principalmente depois das alterações das fronteiras. Vamos, então, conhecer melhor o perfil europeu.
Área: 10 498 000 km²
População: 744 717 000
Seis línguas mais faladas: russo, alemão, francês, inglês, italiano e polaco
Densidade demográfica: 101 h/km²
Ponto mais alto: Monte Elbru (5 642), Rússia
Ponto mais baixo: Mar Cáspio (-28m), Rússia
Maior lago: Ládoga (18 400 km²), Rússia
Maior lago artificial: Barragem do Alqueva, rio Guadiana (250 km²), Alentejo, Portugal
Ponto mais ocidental da Europa: (Ilhéu de Monchique), a ocidente da ilha das Flores, nos Açores, Portugal
Local mais a Norte: Cabo Nordkinn, Noruega (continental) e Knivskjellodden, Noruega (ilha)
Maior ilha: Grã-Bretanha (229 885 km²), Reino Unido
Maior vulcão: Etna (3.323 metros), Sicília, Itália
Principal cascata: Gavarnie (422 metros), França
País mais pobre: Moldávia (410 dólares/hab. ao ano)
País mais populoso: Rússia (141.377.000 habitantes)
País menos populoso: Vaticano (890 habitantes)
Menor país: Vaticano (0,44 km²)
País mais povoado: Mónaco (17.435,9 h/km²)
País menos povoado: Islândia (2,74 h/km²)
Digo-vos pois: “Que a Europa ressuscite!...
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial