Brumas de Sintra

Ponto de encontro entre a fantasia e a realidade. Alinhar de pensamentos e evocação de factos que povoam a imaginação ou a memória. Divagações nos momentos calmos e silenciosos que ajudam à concentração, no balanço dos dias que se partilham através da janela que, entretanto, se abriu para a lonjura das grandes distâncias. Sem fronteiras, nem limites

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

O meu nome é Maria Elvira Bento. Gosto de olhar para o meu computador e reconhecer nele um excelente ouvinte. Simultaneamente, fidelíssimo, capaz de guardar o meu espólio e transportá-lo, seja para onde for, sempre que solicitado. http://brumasdesintra.blogspot.com e brumasdesintra.wordpress.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

UM PRESENTE VALIOSÍSSIMO DA UNESCO PARA A HUMANIDADE


Olá
Envio-vos o que considero, sem dúvida, o arquivo cultural mais importante que recebi: a notícia do lançamento na Internet da Biblioteca Digital Mundial, um presente da UNESCO para a Humanidade, especialmente para os jovens. Já está disponível, através de http://www.wdl.org/
embora tivesse sido inaugurada no passado dia 15, em Paris. É um dever ético divulgar esta notícia. A Biblioteca reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos, explicado em sete idiomas. Ali, aglomeram-se as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do Planeta. Tem, sobretudo, carácter patrimonial, disse Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A Biblioteca não oferecerá documentos correntes, a não ser com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas.


Entre os documentos mais antigos há alguns códices pre-colombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o Rei de Espanha, em 1562, explicou Abid. Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história: um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus, no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.


Muito fácil de navegar, cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e significado. Os documentos foram digitalizados e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas, como já referi, o português (língua oficial de oito países em quatro Continentes). A Biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações. Como se acessa ao sítio global? Embora seja apresentado oficialmente hoje (dia 15) na sede da UNESC, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através de www.wdl.org . O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registarem. Quando se faz clique sobre o endereço tem a sensação de tocar com as mãos a História Universal do conhecimento e permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. Fabuloso.


O sistema propõe as explicações em sete idiomas. Os documentos, por sua parte, foram digitalizados na sua língua original. Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus, traduzido em aleutiano (língua esquimo) pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa. Entre as jóias, no momento, está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do Mundo; o original das Fábulas de Lafontaine; o primeiro livro publicado nas Filipinas, em espanhol e tagalog; e pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.


Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América, Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a biblioteca Alexandrina do Egipto e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita. A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e, actualmente, contém 11 milhões de documentos em linha. Os seus responsáveis afirmam que a BDM está, sobretudo, destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audiovisual. Este projecto tampouco é um simples compêndio de história em linha: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar sem preço inabordável, único, que cada um alguma vez sonhou conhecer.

(Alejandro del Teso Herradón, Bibliotecário)




A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las
(Aristóteles)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial