Brumas de Sintra

Ponto de encontro entre a fantasia e a realidade. Alinhar de pensamentos e evocação de factos que povoam a imaginação ou a memória. Divagações nos momentos calmos e silenciosos que ajudam à concentração, no balanço dos dias que se partilham através da janela que, entretanto, se abriu para a lonjura das grandes distâncias. Sem fronteiras, nem limites

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

O meu nome é Maria Elvira Bento. Gosto de olhar para o meu computador e reconhecer nele um excelente ouvinte. Simultaneamente, fidelíssimo, capaz de guardar o meu espólio e transportá-lo, seja para onde for, sempre que solicitado. http://brumasdesintra.blogspot.com e brumasdesintra.wordpress.com

sábado, 3 de outubro de 2009

EM TODAS AS IDADES O EXERCÍCIO FÍSICO É INDISPENSÁVEL



Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, fizeram descobertas importantes que os levaram a descobrir os mecanismos que conduzem ao envelhecimento dos músculos e, com essa descoberta, conseguiram parar o relógio biológico do músculo e saber como restaurar a sua capacidade de reparar e reconstruir-se. O nosso estudo mostra que, com a combinação certa de sinais bioquímicos, o músculo do envelhecimento humano pode ser capaz de manter e reparar com células-tronco e restaurar o vigor da sua juventude, diz o professor Irina Conboy, que liderou o estudo. O extenso trabalho, publicado na revista EMBO Molecular Medicine (Medicina Molecular, o jornal da European Molecular Biology Organization), abre novos campos na regeneração muscular. Em termos práticos, sabemos que para melhorar a regeneração muscular e restaurar a saúde do tecido humano velho, podemos concentrar-se na MAPK (proteína chave -mitogen activated protein) ou sinais Notch (receptor das células estaminais musculares). O estudo mostra, claramente, a importância vital de os idosos permanecerem activos, impedindo, com a execução sistemática de exercício físico, o atrofiamento muscular.


A juventude, tonicidade, flexibilidade, não duram sempre. Pelo avançar dos anos, por motivos de fragilidade de saúde, por excesso de peso, por um sedentarismo alarmante, por um desleixo depressivo num País onde a população idosa é cada vez mais, não é invulgar encontrar-se em pessoas jovens indícios graves de uma inactividade física que conduzirá a um envelhecimento precoce. Portanto, praticar em todas as idades exercício físico é uma opção de bons resultados. Exercícios acompanhados por profissionais que a ajudarão a resolver os erros adquiridos, quer pelos anos, quer pelo sedentarismo ou excessos alimentares que muitas vezes, silenciosamente, vão marcando o seu espaço e diminuindo muito a sua capacidade de se sentir bem com o seu corpo. Por isso mesmo os ginásios, piscinas, colectividades, estão a ser frequentados por pessoas de todas as idades, na procura de uma orientação adequada ao seu caso que os conduza a uma libertação de inestéticos, indesejáveis e perigosos pneus que lhes atormentam a sensação de felicidade plena.


Se o seu navio não chega, nade até ele.
(Jonathan Winters)

2 Comentários:

Blogger Dylan disse...

e passear também...

4 de outubro de 2009 às 17:22  
Blogger MEB disse...

Passear, andar, caminhar 3 vezes por semana, 30/40 minutos, é ouro sobre azul. Obrigada por ter descoberto o meu blog. Gostaria que passasse por aqui de quando em vez. Preciso de leitores para não desanimar.

4 de outubro de 2009 às 19:17  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial